quarta-feira, 30 de julho de 2003

Plágio VI (encore, a pedido das famílias)

Vou iniciar hoje uma nova secção a que chamarei Fodas Inter-Rail. São aquelas chafurdices que fazemos com as camónes e que ajudam a equilibrar o orçamento. Acho que tem sido muito menosprezado o peso da queca internacionalista nas contas da Nação. A dra. Ferreira Leite tem muito a aprender cá com o Pipi.
A primeira das minhas Fodas Inter-Rail passou-se na Praia do Barril. Gajo que é macho não frequenta sítios como a Praia dos Tomates ou lugares tão evidentemente rotos como a Manta Rota. Quem me deu a conhecer a Praia do Barril foi a Susete, que conheci nos tempos da Faculdade de Coimbra. Levou-me lá em homenagem à cobra esguichadeira cá do Pipi que ela, apropriadamente, chamava de Barril.
Voltei lá esta semana e não é que, logo ali a seguir ao bar, dou de caras com duas loiraças a pedirem festa. Ancorei. Não sei se já repararam, mas elas vêm sempre aos pares. Desconfiam das pontencialidades dos lusos mangalhos e trazem uma língua suplementar para as emergências.
A mais alta, porte germânico, estava deitada de costas e, mal olhei para ela, a vela içou-se imediatamente. Durante meia hora, nem à água consegui ir arrefecer a enguia. Não é que a gaja se apresentava com um calçãozinho que lhe entrava pelas badanas cagadeiras dentro e lhe deixava os entrefolhos arreganhados ali ao sol?
Aqui entra um daqueles efeitos, tipo série chunga, e agora já estou com ela atrás de um arbusto da Reserva Natural da Ria Formosa. Se há coisa que o Pipi estima é a natureza. Principalmente as moitas, embora as estevas do Parque de Monsanto também tenham muito que contar.
A magana não via o padeiro aí há um mês. Mas a coisa correu de feição, não sei pela visão do arrebentas cus cá do Pipi, se pelas escorrências de Copertone protecção 20 que lhe luziam nas trancas.
Quando lhe apliquei o nabo de surpresa já ela guinchava «Yes, yes...», entrecortados com «cariño, cariño...». Estas gajas, por mais que as rebentemos à maneira, não há meio de aprenderem a diferença entre um poste lusitano e um par de castanholas à sevilhana. Enfim, desculpei-lhe a insolência e apliquei-me na fodanga. Acho que foi à primeira esguichadela que a terra começou a tremer no Algarve.

Inspirado por O Meu Pipi.