terça-feira, 19 de agosto de 2003

Media - uma fábula

10 e 55. Noticiário das 11 na Rádio Comercial. Sim, o noticiário chega cinco minutos antes da hora. Uma fabulosa invenção da rádio dos nossos dias. O noticiário é patrocionado pelo Diário de Notícias, com direito a spot no início e no fim. No espaço de um minuto e meio, são emitidas duas notícias. Uma treta qualquer internacional e, a abrir, um longo minuto dedicado à revisão do salário mínimo nacional, ou seja, à manchete do Público.
Recapitulemos: a PT, detentora do Diário de Notícias, paga os noticiários de uma rádio da sua concorrente Media Capital para que esta dê as notícias do principal concorrente do mesmo Diário de Notícias.
Bem vindos, pois, à Disneylandia dos media portugueses.
[Para que melhor se entenda esta fábula, esclareça-se que a manchete do Diário de Notícias era sobre a venda de património do Estado à Caixa Geral de Depósitos para ajudar a reduzir o défice. Uma notícia com interesse, portanto. Uma notícia que, por exemplo, abriu os noticíários da SIC Notícias. Que é do grupo Balsemão, mas essa já é outra história.]