sábado, 23 de agosto de 2003

Que ideia!

O mundo das pequenas curiosidades sempre me fascinou. Esta, apanheia-a no Financial Times. Não tem link, é a pagar.
Chamou-me a atenção porque, na primeira página, dizia-se que é um sucesso editorial superior ao Harry Potter.
É o catálogo da Ikea, uma loja de móveis e decorações.
Em todo o mundo, são distribuídos 130 milhões de catálogos, o que o transforma na maior publicação grátis do mundo. Se fossem todos amontoados, subiriam 1300 quilómetros céu acima.
46 versões, em 36 países, em 28 línguas. As versões europeia e americana têm 360 páginas e pesam meio quilo.
Cada catálogo tem 3000 produtos, um terço da oferta da marca. Os produtos que surgem no catálogo vendem duas a três vezes mais que os outros.
Na Suécia, terra natal da Ikea, cada lar recebe um catálogo. Os correios contratam gente a mais na altura da distribuição. Na Grécia, não cabe nas caixas do correio e fica pendurado na porta. Na Malásia, tem uma embalagem especial contra a humidade.
A produção de cada catálogo prolonga-se por 18 meses. A maioria dos modelos são empregados da casa.
A estratégia da empresa é simples: a primeira vez que uma casa recebe o catálogo pode deitá-lo fora, à segunda já se folheia, à terceira vai-se à loja embora possa não se comprar nada.
E agora digam lá: qual é o blogue onde podem aprender tantas coisas absolutamente indispensáveis à vossa felicidade?