domingo, 14 de setembro de 2003

Reflexão (outra...) metabloguística

Uma pessoa ausenta-se uma semana e encontra tudo desarrumado. Uns foram de férias, outros de fim-de-semana, uns andam um bocadinho exaltados, outros desistem ou ameaçam desistir, outros ainda mudam de estilo.
Há polémicas que se perderam, outras que deixámos a meio. Há até, imagine-se, gente sem paciência para a polémica. E, claro, gente com uma medida estranha das coisas. Uma polémica não é um duelo, ou sequer uma competição. Cada qual diz ao que vem, cada qual concorda ou discorda, cada qual nem por isso. E siga a dança. Com a certeza de que, sempre que nos apetecer, podemos ignorar olimpicamente. Mesmo aqueles de que gostamos. Mesmo aqueles que odiamos.
Segue a dança. Um dos problemas das ausências, por curtas que sejam, é que se perde a geografia. Como quem perde o(s) sentido(s). Discutíamos com um que já não quer conversa. Há outro que pisca o olho à cata de atenções. Há encantamentos que esmorecem. Amores que não se evaporam. Há montanhas de textos perdidos para ler. Na diagonal, é claro. E há uma imensidão de nomes novos, que importa vasculhar.
É isso que vou fazer nas próximas horas. Ou me engano muito, ou o Mata-mouros vai dar-me uma ajuda, com a habitual revista de blogues.