quinta-feira, 25 de setembro de 2003

Um pouco de moderação, please

Noto uma certa crispação no CAA do Mata-mouros. Logo num dos mais ponderados blogueiros no activo. Acaba por desancar Adriano Moreira de uma forma que não me passaria pela cabeça fazer com a Helena Matos. E eu até compreendo algumas das críticas que faz ao velho professor...
Pela parte que me toca, estou interessado em fazer exactamente o contrário do se tornou um dos traços distintivos da blogosfera nacional - esbater as diferenças entre esquerda e direita. É claro que elas existem e que sem elas a política seria uma chatice. É claro que essa fractura se revela, por vezes, até nas coisas que pensamos serem mais insignificantes. Mas também é verdade que há muito mais mundo que esquerda e direita. E nem sequer me refiro ao disgusting centro. Não, o que quero dizer é que nem tudo tem de passar pelo crivo dessa fractura. Que há pessoas de esquerda que, em certos momentos, concordam com as de direita, e vice-versa.
Acho piada quando a direita argumenta que Freitas do Amaral é de esquerda. Acho piada, apenas. Não acho que tenham razão. Como achava o mesmo quando certa esquerda dizia que o engenheio Guterres era de direita. São blagues, nada mais. As pessoas podem sentir-se estruturalmente mais à direira ou mais à esquerda, sem que se sintam obrigadas a encarneirar com as respectivas maiorias em todos os assuntos da vida.
Depois, há outro aspecto que gostava de clarificar. Qual o mal em questionar as posições dos EUA? Isso faz de nós anti-americanos? Se eu disser que não concordo com o Durão, estou a ser anti-patriota? Acho que um bocadinho de mais tento na língua não nos fazia nada mal.