quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Notas dispersas

1. O procurador-geral da República vai fazer um inquérito para saber quem divulgou as escutas do processo Casa Pia. A conclusão, óbvia, chegará: foi a direcção do PS, como forma de mascarar a total incapacidade para fazerem oposição séria ao governo.

2. Esse inquérito será muito interessante, mas insisto num outro de que já falei:
Tendo em conta a forma, o momento e os excertos escolhidos das escutas divulgadas, o Procurador-Geral da República já abriu algum inquérito para averiguar se existe, ou não, uma acção concertada (não lhe chamemos, para já, associação criminosa...) para derrubar ilegitimamente (isto é, por actos não políticos) um dirigente partidário?

3. Mantive com o Planeta Reboque uma troca de correspondência que o Pedro, com a minha anuência, decidiu publicar.

4. António Lobo Xavier remete para o final do seu artigo de hoje no Público as questões que interessam:
Como se tudo isto ainda fosse pouco, surge agora a divulgação das escutas transcritas no processo do antigo dirigente socialista. Admito que o seu conteúdo é perturbador, porventura merecedor da interpretação de Pacheco Pereira. Mas, ao contrário de outros comentadores especialmente iluminados, não sei avaliar plenamente a sua relevância para a investigação.
O problema está em que, por um lado, aquela divulgação, em si mesma, constitui um atentado intolerável contra a privacidade das comunicações pessoais, que para mim sobreleva todo o interesse da análise política
. (sublinhado meu)

5. Numa ordem de interesse público, entre o comportamento do PS e comportamento do aparelho da justiça qual é mais importante? Penso que ninguém duvida da resposta.
Todos sabemos o que os militantes do PSD disseram nos seus comentários televisivos do fim-de-semana acerca do PS. Alguém se lembra do que disseram sobre as fugas de informação das escutas telefónicas? Alguém os viu preocupados com o funcionamento do sistema mediático que tanto os apoquenta noutras alturas?

6. Parece que o Miguel Sousa Tavares se atirou à Moça Guedes. Ver aqui, p. Ex.
O que eu perdi
com esta minha mania
de não ver a TVI.