sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Devaneio metabloguístico

Por mail, o Retorta lamenta o estado «pouco estimulante» da pátria. E, tem razão, do resto do mundo.
Alguém, com mais preparação e paciência - e, já agora, distanciação -, há-de um dia escrever sobre estes tempos em que o super-produção de informação está, aparentemente, relacionada com uma certa inacção. Constato apenas a coincidência temporal, pressinto a relação, mas não estou seguro dela.
A mensagem do Retorta - e a sua confessa resistência ao texto, ou pelo menos ao excesso de texto - leva-me a pensar até que ponto não começa já a ser visível pelas bandas da luso-blogosfera uma certa arrumação. Há dias, escrevi que o Bloguitica é um blogue construtivo, no sentido em que tende sempre a propôr algo, a agir, quase como se fizesse política. Falava em oposição ao que escrevo, que penso enquadrar-se melhor numa categoria de problematização, mas que outros julgarão melhor que eu. O Retorta e tantos outros enquadram-se mais num grupo que apelidaria de contemplativo. As imagens, os sons, noutros casos, a magia da palavra. Sem grande preocupação de acção, por vezes nem de reflexão, quase sempre apenas pela fruição.
Enfim, devaneios. Longe de mim armar-me em Grande Organizador dos Lusoblogues, vulgo GOL.