terça-feira, 4 de novembro de 2003

O nosso atraso (II)

Concordo com o Ser Portugues (Ter que) (basta, aliás, escrever o nome do blogue para se ficar convencido...), a propósito do repto lançado pelo Bloguitica - em pessimismo ninguém o bate.
Até porque (confesso...) nisto, como noutras coisas, tenho dias.
Tenho, por exemplo, dias em acho que o nosso sistema de saúde até nem funciona assim tão mal. Sou utente do sistema público e não tenho razões de queixa. Garanto. E, por exemplo, as famosas listas de espera para operações, além de serem parcialmente um falso problema, existem em todo o lado.
Mas tenho, por exemplo, dias em que acho que o sistema de justiça português é uma boa merda. E que o problema não está nos meios, mas exclusivamente nas pessoas. Que, para se mostrarem importantes, fazem questão de manter no século XXI procedimentos que nem no século XIX teriam justificação.
Tenho dias, é assim.
É como na política. Uma das coisas que mais me irrita é a permanente generalização do anti-político, tão em voga nos media (e, sim, nos blogues...). Acho que os há bons e os há maus. E que, quer uns quer outros, também têm dias.