sábado, 13 de dezembro de 2003

Ainda o artigo de JPP (II)

No essencial, concordo com a argumentação do Bloguitica acerca da estratégia de JPP no artigo sobre as presidenciais. Quando escrevi o desafiador Blogues versus media - velocidade não era propriamente o Bloguitica que estava a interpelar, mas mais os blogues que se reclamam directamente da área PSD/CDS/PND e que se encontram estranhamente silenciosos.
Só não concordo totalmente quanto à frieza de Santana. É um sobre-excitado por natureza e, pessoalmente ou por interpostas pessoas, nas últimas semanas assemelhou-se a um pião louco a marcar o terreno. Esse frenesim é, de resto, um dos aspectos criticados por JPP.
Nesta questão presidenciais/PSD tenho ainda duas ou três perplexidades.
Como escrevi a semana passada, não estou completamente seguro de que Santana corra genuinamente para Belém. Admito que possa haver uma mera estratégia de marcação a Durão. Imagino Santana mais como PM do que como PR - e aí entronca o que JPP escreveu sobre as perspectivas de fusão do PSD com o PP.
A outra perplexidade é a que expus ontem e que tem a ver com o grau de controlo que Durão Barroso tem deste jogo. Fez algum acordo com Santana? Qual? Conhece a decisão e o timing de Cavaco? Até onde vai o seu entendimento com Portas?
É neste quadro que o artigo de JPP me parece particularmente estimulante - por abrir o jogo e colocar com extrema clareza uma data de coisas.