sexta-feira, 12 de dezembro de 2003

Ainda o artigo de JPP

O Bloguitica tem razão, e não tem, quanto ao artigo de JPP sobre as presidenciais.
Tem razão quando diz que o texto não tem nada de especialmente novo. Também ontem aqui o escrevi.
Não tem razão quando desvaloriza o momento e autoria. Ser eu, o Bloguitica ou outro qualquer a dizer aquilo, seria perfeitamente normal. Ser o JPP é outra coisa completamente diferente - ao contrário do que parece, o JPP é muitíssimo ouvido no PSD quando escreve sobre hard politics; todos acham que ele é um intelectual sem grande jeito para a política prática, mas todos lhe reconhecem autoridade acrescida de raciocínio acerca da coisa política.
Quanto ao momento, o Bloguitica parece ignorar o frenesim em que tem andado Santana Lopes, enquanto que, na sombra, mais discretamente, Cavaco começa a dar sinais. Ou muito me engano, ou a imprensa do fim-de-semana vai disso dar sinais (por causa de Santana, mas especialmente por causa de JPP..).
O Bloguitica atribuiu à reacção de Santana o barulho que se fez. Mas, meu caro, não era essa reacção um dos objectivos de JPP? O Bloguitica acha que Santana seria capaz de reagir friamente a um texto daqueles (ou a um texto qualquer)? Com essa ingenuidade, o Bloguitica até parece que nem tem lido o Luis Delgado...
PS: Quanto à velocidade da blogosfera, recordo em abono do que escrevi as exaltações de quando os blogues, estrangeiros e nacionais, desmascararam as alegadas deturpações das palavras de Wolfowitz sobre o Iraque. Os blogues fizeram, então, aquilo que os media deveria ter feito - foram à fonte - e obrigaram os media a desmentirem-se e a citar os blogues.