quinta-feira, 11 de dezembro de 2003

Cegueira (uma resposta ao Bloguítica)

O Bloguitica, na sua imensa paciência, pergunta-me se não tenho mais nada a dizer à Grande Loja. Tenho, é claro, mas temo perder o meu rico tempo. Quem por aqui passou nos últimos meses percebe que não fujo ao debate, antes pelo contrário. Gosto é de alguma razoabilidade, seriedade se quiserem. Ora é isso que não vejo na GL. Aquilo é um simples chorrilho de disparates embrulhado de muita prosápia. A GL está para o debate de ideias como o terrorismo está para a política.
Limitei-me a apoiar as palavras de Soares sobre a pedofilia nos Açores, que no fundo se podem resumir assim: «Açores, então e a Madeira?» É que os rumores sobre a pedofilia na terra do Jardim são antigos e já saltaram várias vezes para as páginas dos jornais e mesmo para os tribunais, mas nunca foram alvo de uma investigação profunda.
Cometi o crime de num dos textos criticar a «ambivalência» da GL quanto a este assunto. Por um motivo claríssimo: não percebo como se pode defender que as investigações vão até ao fim no Continente e nos Açores e se defenda a inacção na Madeira, sob a alegação de que investigar a Madeira iria encobrir o resto.
Ora, tendo eu escrito isto, a GL vai buscar uma polémica (civilizadíssima...) que tive com vários blogues sobre anti-semitismo, para me atacar o carácter e não as ideias. E mete a «cabala» ao barulho, assunto sobre o qual escrevi bastamente (alguns dos textos nem é preciso procurá-los, estão ali na coluna da direita...). Não deixa de ser curioso: um blogue que vê conspirações em todo o lado, acusar os outros de defender teses da cabala.
O delírio interpretativo com que abordara as palavras de Soares, aplica-as depois a GL aos meus escritos. Não percebo como pode inferir que a incitação a que se investigue o que se passa na Madeira tenha a ver com qualquer cabala - a própria GL dissera num texto anterior que a impunidade de Jardim tinha sido acarinhada por todos os Governos. Mas, afinal, em que ficamos? Eu é que sou pela cabala e a GL é que defende a manutenção da impunidade da Madeira?
A uma certa altura, a GL chega a falar na «república de Weimar»!!!
E ainda se sente muito ofendido por eu ter insinuado a sua ambivalência. É o cúmulo da desonestidade: eu não insinuei, eu afirmei.
Esclarecido, meu caro Bloguítica? Sinceramente: é a primeira polémica de que me arrependo desde que criei o blogue. Farto de gente doida estou eu na vida real.