segunda-feira, 26 de janeiro de 2004

Autores e direitos (II) [act.]

No Adufe salienta-se o sentido ético que ainda impera entre os blogues no que respeita aos direitos de autor.
A verdade é que somos todos (ainda) uns líricos. Basta que os cifrões comecem por aí a circular (não me quero armar, mas sinto um cheirinho...) e talvez as coisas mudem.
O Adufe coloca ainda outra questão interessante - a relação entre entre os blogues e os media tradicionais.
E se um jornal começasse a publicar os textos que por aqui deixamos (o DNA já o fez episodicamente)? Tendo em conta o relativo anonimato em que navegamos, como seria regulada a coisa? Imaginemos, por exemplo, que um jornal publicava amanhã alguns textos de um blogue muito na moda atribuindo-os à sua presumível autora... Que consequências teria isso?
O ContraFactos remete-nos para a questão da tirania do copyright. Para já, por aqui, a questão talvez seja ainda teórica, estamos na era do défice do copyright. Mas lá chegaremos.
Gostava ainda de fazer um esclarecimento: longe de mim qualquer cruzada quanto aos direitos de autor. Cada qual é responsável pelos actos que pratica.
[Actualização: o Janela para o Rio mostra algum enfado com estas coisas dos direitos do autor. Mas a verdade é que até as domésticas andam preocupadas...]