quinta-feira, 15 de janeiro de 2004

E gostam?

O Diário de Notícias e o Público de hoje divulgam dois estudos universitários sobre as relações (hesito entre chamar-lhes sexuais ou amorosas...) entre adolescentes.
Parece-me que há aqui uma data de equívocos, a merecerem abordagem mais séria e completa. Deixo apenas duas ou três pistas.
Num dos estudos, conclui-se que 27 por cento das estudantes universitárias dizem ter tido «relações sexuais forçadas». Sublinho o «dizem ter tido», noto que a categoria em apreço chega a incluir «beijos e carícias» e registo que a coacção sexual mais frequente é o «uso de argumentos verbais contínuos» e não qualquer acto físico. Infelizmente, ficamos sem saber qual a percentagem dessas «relações forçadas» ocorreu durante as chamadas queimas das fitas e ocasiões similares.
No outro estudo, diz-se que os rapazes usam mais a violência física na relação e que as raparigas optam pela violência verbal. Na primeira categoria, regista-se, por exemplo, «o empurrão». Diz a psicóloga que fez o estudo que os adolescentes, neste caso pré-universitários, têm dificuldade em lidar com o conflito, como se isso não fosse uma das características da idade.
Estes estudos terão dados que devem ser levados a sério, registarão tendências preocupantes. Mas também me parece que há por aqui preconceito qb e disparate em barda. Acho que é tema a merecer uma troca de ideias.