sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

Fehér (ainda?)

Isto hoje está assim...
O Janela para o Rio volta ao tema da cobertura mediática da morte do Fehér e eu não resisto a mais uma dose de esclarecimentos sobre o que escrevi:
1. Fotografias de jogadores à volta da urna? Não sejamos ingénuos, o NunoP acha que 90 por cento daquela gente teria ido lá prestar homenagem se não houvesse uma câmara por perto?
2. Questionando a possibilidade de doping? Mas porque não? E porque não questionar todas as hipóteses? Não há cidadãos exemplares, como o caso da pedofilia mostrou. Além do mais, um cidadão exemplar pode ser dopado por outrém. Aos jornalistas cabe o dever, repito, o dever, de fazer todas as perguntas, repito, todas.
3. A Sport TV recusou vender imagens? Quando o futebolista estava a entrar na ambulância, vimos vários fotógrafos de volta da maca, mas não vimos uma única dessas fotos. Se calhar, as excepções são mais do que se pensa.
4. Os blogues prestaram homenagem sentida e digna, as televisões foram medíocres. Mas quem somos nós para julgarmos os sentimentos dos outros? Porque é que a nossa dor há-de ser genuína e a dos outros destinada apenas às audiências?
5. A mim indigna-me mais a indignação palavrosa, ôca e por vezes hipócrita que se levanta sempre à volta do comportamento dos media.