domingo, 4 de janeiro de 2004

Gasolina para a fogueira

O Liberdade de Expressão e o Causa Liberal exultam com a liberalização dos preços da gasolina.
Prevêem uma «maior eficiência equilibrada pela preferência dos consumidores» e garantem que «as empresas vão poder desenvolver estratégias mais adequadas às condições de mercado em cada zona geográfica e a cada tipo de cliente».
Eu, que acho que o Estado tem tarefas bem mais importantes a desempenhar que fixar preços de combustíveis, limito-me a:
1. Registar que a primeira coisa que as empresas fizeram após a liberalização foi aumentar os preços. Não notei que a esse aumento correspondesse qualquer serviço acrescido que determine a minha opção de compra.
2. Questionar em quê é que a fixação de preços impedia as empresas de prosseguirem os tais grandiosos objectivos. No sistema que estava em vigor, já muitas empresas tinham estratégias agressivas de preços, marketing e outras.
Quando critico as consequências da liberalização (e não a liberalização em si) o que critico é, sim, a falta de visão e a pequenez das empresas que apenas espreitam qualquer oportunidade para sacarem umas massas ao consumidor, em vez de espreitarem todas as oportunidades de melhor servirem o consumidor. Qualquer verdadeiro liberal concordará comigo.