sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

O cão a seu dono

Dei-me conta (através do Icosaedro) de uma curiosa polémica entre o ContraFactos e Nuno Markl, autor do Homem que Mordeu o Cão.
O primeiro contesta que o segundo utilize histórias sem sequer citar as fontes. O segundo argumenta que as histórias estão por aí, na Net, por exemplo, que são notícias e que o real não tem direito de autor.
Nada de mais errado. A questão que se coloca nem sequer é apenas a de direito de autor. É mais a de direito de propriedade.
Os media pagam quantias avultadas para utilizarem as notícias das agências. Um jornal que não tem assinatura de uma determinada agência não pode usar os seus serviços, nem que os colha na Net. Qualquer página web bem construída explica, bem explicadinho, que aquilo que lá está não pode ser usado sem autorização do autor, sem citar a fonte e, em alguns casos, sem um pagamento do serviço utilizado.
Na Net, e agora especialmente nos blogues, tornou-se hábito usar todos os tipos de material (textos, fotos, cartoons...) sem qualquer respeito pelos seu autores/proprietários. Uma coisa é uma citação ilustrativa, uma referência breve. Outra é a citação extensiva, a republicação.