quinta-feira, 8 de janeiro de 2004

Só agora?

É engraçado. Os deputados da Nação apenas se indignaram com o processo Casa Pia no dia em que saiu a notícia mais idiota e verdadeiramente inofensiva de toda esta história. Diz que os investigadores colocaram no dossier de suspeitos o cardeal, um ex-Presidente e o presidente da AR. Pelo que conhecemos do resto do processo, desse caderninho de cromos também devem fazer parte o Capuchinho Vermelho, talvez na pele de lobo, talvez na cama com a avó, o vilão do Harry Potter e... tanan... o Saddam em pessoa.
Ora o processo e as peripécias que o rodeiam têm sido uma palhaçada desde o início. E desde o início que certa classe política (leia-se, a maioria parlamentar) preferiu ficar na bancada a assistir.
E viram tudo. Viram um juiz ir buscar um deputado ao Parlamento com uma câmara de televisão atrás!!! Viram escutas telefónicas feitas a um dos líderes da oposição escarrapachadas nos jornais, devidamente truncadas e publicadas em dias seleccionados!!! Viram insinuações de que o Presidente da República oferecia almoços ao procurador-geral para interceder pelos seus amigos!!!
Tudo isto e muito mais os senhores políticos viram em absoluto silêncio. Sem perceberem, sequer, que tudo isto os visava mais a eles do que aos eventuais arguidos.
E vêm agora pedir regras de conduta à comunicação social? Vêm agora falar em «campanhas orquestradas» e nos «poderosos» que as fazem? Agora? Só agora?