quinta-feira, 12 de fevereiro de 2004

Prioridades

Concordo com a argumentação de José Pacheco Pereira no artigo de hoje no Público - os EUA tinham que fazer alguma coisa após o 11 de Setembro. Fizeram-no, no Afeganistão, derrubando o regime que apoiava directamente os terroristas. Mas logo se perceberam os limites do poderio americano - Ben Laden continua a monte, evaporou-se entre o Afeganistão controlado militarmente pelos EUA e o Paquistão, um dos países muçulmanos mais cooperantes na guerra ao terrorismo.
Falharam aí os serviços secretos, mas falhou também a diplomacia e a vontade política destes EUA quanto ao problema palestiniano. Se alguém pode resolver o conflito do Médio Oriente esse alguém são os EUA. E, obviamente, só o pode fazer obrigando Israel a uma atitude mais dialogante. Porque Israel representa aqui, tem de representar, o campo do bem, o campo do anti-mal, representado pelos fanatismos religiosos do outro lado. Não nos iludamos, não haverá paz, estabilidade, seja o que for naquela região, enquanto Israel não reconhecer o direitos dos palestinianos a terem um país.
O Iraque não era, pois, a prioridade seguinte - muito menos se tivermos em conta que o país até estava pejado de inspectores da ONU. E não, a questão da (não existência) das ADM, não é coisa de somenos. Porque sem elas não é possível descrever o Iraque como uma potencial ameaça, como fazem os defensores da guerra.