terça-feira, 23 de março de 2004

Blogues e jornalistas

Anda aí uma polémica que mete Israel, os conceitos de guerra vs terrorismo, a infinidade de coisas do costume. Coisas que também por aqui passam, uma vezes em polémica outras nem por isso.
Num dos textos de Filipe Moura, do Blogue de Esquerda, há uma questão lateral que me apetece comentar.
Escreve ele: «Não se pode admitir que um jornalista tenha uma opinião no blogue, sobre um assunto de tamanha importância, que não seja visível no jornal.»
Começo por achar graça à expressão «não se pode admitir», mas o que verdadeiramente acho espantoso é a ideia de fundo.
Veja-se o meu caso - escrevo diariamente sobre as mais variadas matérias, nomeadamente na área de política internacional. É óbvio que tenho opiniões sobre tudo isso. Mas o que leitor espera de mim, enquanto jornalista, é que lhe faça um relato objectivo (eu sei, nunca é possível, mas é possível tentar...) dos acontecimentos. Não tenho (nem devo) expressar a minha opinião, a não ser em espaços de comentário, análise ou opinião.
No blogue, tudo é diferente. Por um motivo muito simples - no blogue, não sou jornalista. Sinceramente, nunca tive a mais leve dúvida sobre a separação das águas.
Até porque tenho um amigo que é ginecologista e tem um blogue...