domingo, 7 de março de 2004

Castells ainda (porque não?)

Joseph Saint-Simon, leitor do TdN, cruzou-se comigo nos comentários do Barnabé. E discorda da apreciação que fiz da entrevista do Castells na 2:, basicamente porque considera que o homem não diz nada de novo e que algumas coisas que diz foi buscá-las a outros.
Não conheço a obra de Manuel Castells tão bem como o Saint-Simon e muito menos conheço de forma profunda a literatura sobre o tema (teoria da informação, sociedades em rede, etc), pelo que não posso discutir se há plágio ou não.
Não considero, porém, que a originalidade seja um valor absoluto. E não desgosto de pensadores que conseguem fazer sínteses. E parece-me que, perante o enorme ruído comunicacional dos nossos dias, Castells consegue ter um pensamento muito organizado, objectivo e acertado sobre uma data de coisas. Ou seja, sobre uma série de temas que me interessam e que considero determinantes para os próximos anos, Castells talvez consiga fazer a síntese que mais me interessa:
a internet - não a endeusa, mas também não a diaboliza. Diz que com ela (mas não só, com o resto das tecnologias da informação...) o Homem ganha/acrescenta/desenvolve capacidades e que a sociedade em rede veio mudar (e tem potencialidades para mudar ainda muito mais...), por exemplo, a forma de fazer política.
a política - o exemplo Finlandês de que tanto se tem falado mostra como dentro do sistema capitalista se pode desenvolver política para as pessoas (e Castells tem o cuidado de salientar que não está a dar uma receita, cada país tem de encontrar o seu caminho - e essa é a ideia central). Sinceramente, a questão dos imigrantes, que tem sido valorizada nos debates, parece-me completamente secundária.
Enfim, o homem não inventou nenhum ovo de Colombo, mas - insisto - perante os disparates, o descentramento do debate, que todos os dias nos entra pela casa dentro, parece-me de uma sensatez muito acima da média.
Já agora, uma nota pessoal para o Joseph Saint-Simon - não enfie a carapuça sozinho, que lhe fica larga, e continue a ler TdN. Também aqui vou tentanto fazer algumas sínteses...