sábado, 20 de março de 2004

Estoy harta y no aguanto más, me marcho

Estranho o silêncio à volta da entrevista de Maria João Pires ao El Pais de ontem. É que a blogosfera já deu mais que provas de que não conhece fronteiras no que às fontes de informação diz respeito.
E o que diz a pianista?
Título: «No aguanto más mentiras de mi Gobierno».
O resto é mais ou menos no mesmo tom. Por exemplo: «Ha volado la ética, da gente es oficialmente mala. Es triste».
O fundo da história é o mesmo - o financiamento do centro de artes de Belgais.
Há uns anos, a mesma Maria João Pires deu uma entrevista ao mesmo El Pais, na qual dizia mais ou menos as mesmas coisas. O fundo da história era o mesmo - o financiamento do centro de artes de Belgais.
Há uns anos, caiu o Carmo e a Trindade sobre Guterres. Agora, fez-se silêncio de morte. Como diriam os habituais críticos dos media, deve ser porque são todos de esquerda, logo manipuladores.
Para além da pequena política, a entrevista de MJP levanta o eterno tema do financiamento do Estado à cultura. Tenho para mim que a questão não é linear e que o Estado, dentro de um conjunto de critérios razoáveis e transparentes, deve estudar os casos individualmente.
Também me parece que é impensável o Estado apoiar a 100 por cento este tipo de projectos. O apoio estatal poderia funcionar como um selo de garantia, o qual abriria as portas aos privados para que investissem em segurança.
Mas o mais espantoso é que MJP acusa entidades privadas de terem o mesmo comportamento anti-ético que aponta ao Estado. Ou seja, prometem, anunciam nos jornais, e depois esquecem-se de entregar o dinheiro.
É mesmo assim. Como diz MJP: «Estoy harta y no aguanto más, me marcho».