sexta-feira, 26 de março de 2004

Nem bom vento?

O Bloguítica passou o dia com gente do PSD. Do CDS aposto que não foi... E do PS... talvez José Lamego.
A ideia de que Zapatero vai falhar só pode vir dessas bandas. Seria excelente, entre outras coisas, para justificar qualquer percalço que a economia portuguesa possa ter. Ou possa continuar a ter...
Estamos, é claro, no domínio do puro wishful thinking. Como se eu dissesse, por exemplo, que:
a) Zapatero sabe que não pode falhar. As circunstâncias muito especiais em que foi eleito criaram-lhe obrigações também elas muitas especiais;
b) Uma dessas obrigações passa por tornar a TVE uma coisa asseada. Isto pode parecer pouco, mas não é, tendo em conta o peso da televisão do Estado na política espanhola.
c) Na economia, a aposta é na continuidade. E foi na economia que Aznar marcou pontos. A chamada a Madrid, para vice do governo e responsável das Finanças, do comissário Pedro Solbes, um dos arautos do controlo orçamental a todo o custo, é um sinal evidente.
d) A questão iraquiana, sendo complexa, exigirá muito tacto, mas é necessário ter em conta que atravessamos um momento de transição e de redefinição de tarefas no terreno que poderá ser um elemento facilitador.
e) Resta a questão parlamentar. O PSOE não tem maioria, mas quer a IU quer a esquerda catalã (ERC) parecem dispostos a negociar apoios, restando saber se serão estáveis.
Mas isto é wishful thinking, claro.