terça-feira, 23 de março de 2004

O polícia, o rapaz, o canibal e o inglês dele

Há dois anos, um polícia matou um rapaz em Setúbal. Vocês sabem como é - polícia corre, rapaz corre, polícia dispara, rapaz está ou não armado, grande algazarra... o mal está feito.
Ontem, foi a leitura da sentença, ao fim da manhã. O tribunal absolveu o polícia.
A SIC preparou o palco.
Abriu o Jornal da Noite com a leitura da sentença. Mandou um repórter para Setúbal, bairro da Belavista, o local do crime. Repetiu a peça sobre os incidentes de há dois anos.
Deu a história a abrir o noticiário... continuou-a meia hora depois e... vinte minutos depois, emitiu um videoclip com imagens dos acontecimentos e música. Sem notícia.
O palco estava montado. Infelizmente, nada aconteceu. Só a leitura da sentença, nem um disturbiozinho que justificasse um directo ao bairro da Belavista. Nada. A puta da realidade não ajudou.
Amanhã, já sei. Vou ver a TVI. Eram 21 e 40, uma hora e 40 minutos após o início do noticiário, e a TVI prometia para amanhã uma reportagem com um canibal. «A TVI confrontou-o com os seus actos», dizia o pivot. Não percam, por isso. Amanhã à noite. Ah, é verdade, o gajo falava inglês, só não sei se ficou assim depois de ter comido o outro. Se calhar, o outro é que era inglês e o canibal ficou a falar inglês. Na TVI nunca se sabe... Se me sentir enganado, mudo para a SIC... Pode ser que ainda vá a tempo de ver o videoclip de amanhã.