domingo, 25 de abril de 2004

Duas opiniões a pedido

O Bloguitica sugere-me que opine sobre a visita de Zapatero ao anexo, perdão, a Lisboa, e sobre as exigência do PS para que a GNR saia do Iraque se não houver nova resolução da ONU. Presumo entender o interesse do Bloguitica na minha opinião. Por isso, aí vai.
1. Também eu seguirei com muito interesse a visita de ZP a Lisboa. Durão Barroso investiu imenso na relação com a Espanha de Aznar. Diria mesmo que esse investimento ultrapassou a questão política e entrava por áreas da afectividade e do simbolismo. A Espanha já não era o inimigo mítico, mas o exemplo a seguir. De Espanha, só vieram nos últimos tempos bons ventos. A coligação de Lisboa colhia em Madrid experiência a imitar. Por isso, Lisboa, a par com Washington, debe ter sido a capital mais desagradavelmente surpreendida com o resultado eleitoral de 14 de Março. Não admira, por isso, que o verniz tenha estalado à primeira oportunidade. Porém, o realismo há-de imperar - Portugal precisa de Espanha, as empresas espanholas precisam do nosso mercado. Cavaco deu-se bem com González e Guterres ficou amigo de Aznar. Com a actual dupla, perder-se-á, talvez, a afectividade. Pouco mais.
2. Não acho que a questão do Iraque tenha de ser motivo de consenso nacional. Não o é em parte alguma, nem nos EUA. O PS está a ser coerente quando exige a retirada. Há um trabalho a fazer no Iraque, mas ele não pode ser feito a qualquer custo - há responsáveis directos pelos erros cometidos e, obviamente, é a eles que compete, em primeira linha, resolvê-los. Acresce que a GNR, por mais bem preparada que esteja, é uma força de segurança e não militar. O seu envio pressupunha um cenário de estabilização no terreno, o que, hoje, não corresponde à realidade. Quando é o próprio ministro Figueiredo Lopes a admitir a retirada em caso de agravamento da situação...