sábado, 8 de maio de 2004

O caso das fotos não publicadas - primeiro andamento

Pretender a equivalência entre as fotos da mãe e quatro filhos assassinados por palestinianos e as fotos de dirigentes palestinianos mortos por israelitas - como deixa entender José Pacheco Pereira no Público de quinta-feira - não faz sentido do ponto de vista noticioso.
Por muito que nos indigne - doa, mesmo - a morte da mãe e quatro filhos, aquele foi apenas mais um de uma longa série de atentados. Numa leitura mais ampla, aquelas cinco mortes são apenas mais cinco mortes de uma longa guerra. Tem havido mortes lamentáveis - muitas crianças, por exemplo - dos dois lados da barricada que nem uma linha têm merecido na imprensa internacional.
A liquidação de um líder do Hamas, por outro lado, é obviamente um facto noticioso da maior relevância. Independentemente dos juízos de valor. O Hamas, nomeadamente a chamada liderança militar do Hamas, é geralmente acusado de estar por detrás de todos, ou quase todos, grandes atentados em Israel. A decapitação do movimento é, por isso, uma notícia de relevo.