segunda-feira, 28 de junho de 2004

Ponto da situação (à atenção do senhor Presidente)

A esta altura do campeonato, os serviços da Presidência da República já devem estar bloqueados com tanta informação. Como este é um blogue de serviço público, aí vai uma síntese do estado das coisas.

1. Contra a solução Santana: PS, PCP, BE e parte significativa do PSD.
2. A favor da solução Santana: PP e parte significativa do PSD.
Como vê, senhor Presidente, o problema está em medir a «parte significativa». Mas sempre lhe faço notar que, em termos de matemática parlamentar, a alínea 1. necessita de uma «parte significativa» bem menor. Talvez a parte nem necessite de ser significativa...

1. Eleições antecipadas sim - o país ficará mergulhado num período de três meses de instabilidade institucional. Esses três meses coincidem com o período em que uma elevada percentagem dos portugueses tencionam deslocar-se para a beira-mar, pelo que a instabilidade ficará ainda mais instável - é da areia. De qualquer forma, vista de fora, a instabilidade não se notará, pois outra percentagem elevada da população tenciona obedecer ao professor Marcelo e deixar a bandeira nacional à janela - será uma instabilidade patriótica.
2. Eleições antecipadas não - teremos governo, mas a tal parte significativa do PSD ficará descontente. O governo - a ser liderado por quem se fala - será naturalmente instável, instabilidade a que se deve acrescer a instabilidade do PSD, dentro e fora do Parlamento. Ou seja, talvez não tenhamos instabilidade no Verão, mas, no Outono... a instabilidade será o estado normal da Nação. E, nessa altura, até as bandeiras já estarão descoloridas.

Sinceramente, sr. Presidente, com toda a consideração, não sei onde está a dúvida.