segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Antisemistimo (ainda, outra vez)

Eu bem dizia que não me deveria meter, outra vez, nesta coisa do antisemitismo... Dei uma volta pelos blogues do costume e o tema é tratado de uma forma que não me agrada - as convicções resvalam com a maior das facilidades para a pura má-criação e o insulto. Cenas de ódio que dispenso, quando pretendo apenas tentar perceber.
O Contra-Corrente, eventualmente para provar que a vida existe depois das férias, resolveu meter os pés pelas mãos.
Ele, que acha «muito difícil separar o que são actos contestatários da política do Estado de Israel, do que são actos de racismo puramente antisemitas», acaba por concluir que «as investidas contra a comunidade judaica em França [são] causadas por um misto de motivações, onde o papel do racismo antisemita é preponderante.» A isto chama-se pensamento veloz...
E, afinal, é tão simples o que escrevi: qualquer lista dos actos contra judeus em França, nos últimos meses, mostra que grande parte (acho que nem sequer falei em maioria...) foram praticados por árabes. Logo, não vale a pena vir com o chavão do «ancestral» antisemitismo europeu.
E disse ainda - e insisto - que misturar tudo (como fazia um famoso relatório da UE vetado há uns meses...) no caldeirão do antisemitismo não leva a lado nenhum, simplesmente porque não é rigoroso. Eu pensava que isto era claro...