domingo, 22 de agosto de 2004

Outra vez o antisemitismo na Europa

O Nuno Guerreiro [Rua da Judiaria] pergunta, retoricamente, «Não há antisemitismo em França?», para depois responder com um vasto elenco de actos violentos contra judeus.
Há uns meses, já me envolvi em algumas trocas de ideias sobre o assunto, a que não me agrada regressar - até porque, à semelhança da generalidade dos intervenientes nestas conversas, vou repetir-me.
Mas basta passar atentamente os olhos pela lista do Nuno para se perceber que muitos daqueles actos violentos nada têm a ver com o antisemitismo, sendo antes a reprodução na Europa da loucura que se vive no Médio Oriente.
E, já agora, repito-me mais um bocadinho - parece-me que esta confusão entre antisemitismo e contestação (árabe ou europeia, violenta ou não violenta) às opções políticas do Estado de Israel não serve aqueles que se preocupam com o verdadeiro antisemitismo e outras xenofobias que ainda por aí andam (vejam o caso dos portugueses na Irlanda).