sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Declarações avulsas e ligeiramente irritadas, II série, 95.º vol. (excerto)

- Sr. Presidente, como comenta a permanência da GNR no Iraque anunciada hoje pelo primeiro-ministro?
- Não comento, porque não ouvi e porque não falei com o primeiro-ministro. Não há com certeza nenhuma decisão sobre isso.
- Mas o primeiro-ministro já anunciou...
- Sobre esta matéria não houve qualquer conversa entre mim e o Governo com significado que mereça sequer ser relatada. Não se trata de forças armadas, pois sobre isso eu seria obviamente consultado e a minha opinião seria significativa.
- Mas são da GNR, senhor Presidente.
- Conforme eu já tinha combinado com o Governo anterior, eles fingem que mandam a GNR, mas mandam uns gajos com treino, veículos e balas militares. E eu cumpro a minha parte - finjo que não vejo, ou finjo que aquilo é a mesmo a GNR. O Governo actual, pelos vistos, aposta na continuidade das políticas. Como eu gosto. Nada mais a declarar.