quinta-feira, 23 de setembro de 2004

A Educação e o Bloco Central

Quando David Justino chegou ao Ministério da Educação, há dois anos e meio, a primeira medida que tomou foi suspender a aplicação de uma revisão curricular preparada, ao longo de meses, pelo PS.
Quando David Justino saiu do Ministério da Educação, há três meses, a primeira coisa que o Presidente da República fez foi vetar uma revisão de uma Lei de Bases, que o PSD levara meses a preparar.
Ambos os documentos sofriam contestação de vários quadrantes, o costume na Educação, pelo que pouco adianta discutir agora o mérito de ambas as iniciativas. Algum haveriam de ter, assim como deméritos, seguramente.
A história serve apenas para ilustrar como a Educação é tratada por estas bandas. Dir-me-ão que esses grandes documentos pouco afectam a vida escolar - mas isso não é verdade porque, se há sector em que as reformas têm reflexos na actividade quotidiana, esse sector é a Educação.
Acho curioso que as mais brilhantes (presumo...) cabeças do sector andem anos enroladas em reformar o sistema para que o seu trabalho seja depois deitado para o caixote do lixo por puro capricho.
E o sector da Educação ainda é daqueles que mereceria algum consenso entre as várias forças políticas, e não só. Conto esta história agora porque, ou me engano muito, ou alguém vai aparecer por aí a propôr um pacto de regime ou qualquer sucedâneo.