terça-feira, 21 de setembro de 2004

O Anacleto

Foi na blogosfera que aprendi a sacar da pistola logo que alguém se apresenta como liberal. O que querem? Entre o muito que não sabia e por aqui aqui aprendi está essa coisa espantosa de «liberal» significar no dicionário da quase totalidade dos liberais «conservador, reaccionário, extremista, radical de direita, católico fanático, capitalista selvagem...» Enfim, tinha uma noção menos liberal de «liberal»...
Outra coisa que aprendi é que esses ditos «liberais» vivem num mundo que não é o meu. Um mundo em que os media são comandados por maliciosos comunistas e os políticos, tirando o George W. e o moço Blair (embora este, apenas nos dias pares...), são comandados por uma pandilha de Louçãs, Rosas e Alegres.
Com o tempo, percebi que se trata de um mero problema de óptica - vêem mal ao perto. E, como se colocam a eles próprios num extremo da política, a vista apenas alcança o extremo oposto. Pelo meio, um longo deserto desfocado.
Às vezes, dou comigo a imaginar o que fariam eles se o Barnabé fosse desligado. Ficavam sem respiração artificial, definhavam...
Eu acho que eles também já pensaram nisso. Por isso, inventaram o Anacleto - a caricatura dos seus fantasmas. Não pensem que se trata de uma brincadeira - aquilo é a sério. Pelo menos, para eles.