terça-feira, 26 de outubro de 2004

Da intolerância

Primeiro eles vieram atrás dos comunistas
e eu não disse nada porque não era comunista.
Depois vieram atrás dos judeus
e eu não disse nada porque não era judeu.
Depois vieram atrás dos católicos
e eu não disse nada: sou protestante.
Aí vieram atrás de mim
e já não havia ninguém para falar em minha defesa.
[Martin Niemöller]

Vieram, levaram os ciganos e os negros e os judeus, e não protestei. Era o habitual. Mais tarde maltrataram, assassinaram imigrantes, e também não fiz nada. Porque não eram dos meus. Perseguiram, torturaram e mataram outros. Continuei imóvel, talvez o merecessem. Aniquilaram raças, massacraram povos inteiros de tantas civilizações, e não me movi. Por acaso era comigo? E no fim vieram-me buscar a mim e ninguém protestou. Era demasiado tarde.
[Bertold Brecht]