quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Silêncios e microfones

Duas vezes na mesma semana, uma horda de jornalistas assaltou o Professor à esquina de uns colóquios para lhe roubar o silêncio. E o Professor falou, nada disse e chegou a ter de explicar que o seu silêncio falava, era ruidoso. Acho que, aí, ele exagerou... Mas, enfim, as televisões há uma semana que nos andam a reportar exaustivamente os silêncios do Professor.
As elites gostam, embora não aplaudam. Porque as elites acham que é justa a luta do Professor, que aquele silêncio, não sendo ouro, é valioso. E, por isso, as elites perdoam as hordas de jornalistas que fazem perguntas imbecis e enchem o eter de coisa nenhuma.
As mesmas elites que ficaram à beira do vótimo quando os mesmos jornalistas bombardearam uma pequena aldeia do Algarve com perguntas.
É essa a matéria do jornalismo - a pergunta. Todas as perguntas. E quem não percebe isso não percebe nada.
A elite não percebe. Porque a elite acha que a luta do professor é legítima, mas o espanto das gentes sobressaltadas das pequenas aldeias é pobreza de espírito. E, claro, os jornalistas só não são idiotas quando alinham com as elites, as pequenas e grandes preocupações das elites, as lutas das elites.