sexta-feira, 1 de outubro de 2004

Terrorismo II

Lutz, meu caro, o facto de teres um blogue chamado Quase em Português não te obriga, necessariamente, a fazeres-te desentendido.
Quando escrevi que é «excessivamente simplista» culpar os terroristas de Bagdad, era só isso que queria dizer.
Repara que eu não justifico os seus actos. Apenas considero que, como tudo na vida, aquilo aconteceu num contexto específico - um país ocupado à margem da lei internacional por uns idiotas que nem plano tinham para controlar o caos que todos (menos eles...) previram.
Isso, insisto, não retira um pingo de culpa ao terroristas. Apenas não considero sério qualquer debate acerca do que se passa no Iraque sem atendermos à «origem do mal».
Se quiseres, Lutz, senti-me atingido com o ataque às Torres Gémeas - aquilo também era comigo, eram os meus valores que estavam a ser postos em causa.
No Iraque não penso o mesmo - os ataques terrotistas (condenáveis, embora...) não atingem os meus valores. Porque os meus valores não passam pela mais selvática das democratizações de que me lembro.
Tu, Lutz, acho que percebes...