quinta-feira, 10 de março de 2005

Belmiro e as fraldas

O engenheiro Belmiro lá estava outra vez na televisão dando umas lições ao governantes. Desta vez, além do encolhimento do governo, parece-me ter ouvido umas larachas sobre competência e aumentos de impostos.
Antes de tais pérolas, o noticiário tinha uma história, em reprise, sobre o facto de a Comissão Europeia ter rejeitado a ideia do dr. Bagão para baixar o IVA das fraldas de 19 para 5 por cento. E lá repetiram aquela coisa completamente demagógica do dr. Bagão a dizer que os preservativos têm IVA de 5 por cento e por isso as fraldas não podem ter 19.
Quando se falou a primeira vez desta história, em Janeiro, o Correio da Manhã fez um teste. Tinham comprado fraldas em Dezembro, com IVA a 19 por cento, e voltaram a comprar fraldas idênticas, em Janeiro, com IVA a 5 por cento. Surpresa: as fraldas custavam exactamente o mesmo preço. Ou seja, o hipermercado em que tinham sido compradas ganhou mais 12 por cento com esta história. Isto o dr. Bagão não sabe, nem está interessado em saber. Ah... se não me engano, o tal hipermercado era do engenheiro Belmiro.