Os ciclos do Diesel
[ou a prova de que o TdN é um poço de cultura]
Eu juro que, quando o Mercedes parou no semáforo ao meu lado, só olhei para a condutora (que não terá reparado na minha existência, mas isso é outra história). Longe de mim entrar nas entranhas da máquina. Mas o assunto parece ser mais polémico do que parece à primeira vista. Luís Bonifácio (Nova Floresta) junta-se à conversa e esclarece:
Motor de explosão ou motor de combustão externa é exactamente a mesma coisa. O termo motor de "combustão interna" é o mais antigo, pois surgiu como oposição aos motores de combustão externa (máquinas a vapor). Tanto os motores a gasolina como os motores diesel são motores de combustão interna ou de explosão. O motor a gasolina foi inventado por Nicolaus Otto (Sócio de Daimler) e segue um ciclo próprio com o nome do seu inventor (Ciclo de Otto). O Motor Diesel foi inventado por Rudolf Diesel como um motor destinado a produzir força motriz industrial usando combustíveis mais pesados (diesel, fuel, etc), que eram mais baratos que a gosolina Otto. Apenas 50 anos mais tarde foram aplicados em automóveis. O ciclo deste motor é chamado ciclo diesel.Como complemento, o ciclo dos motores a vapor é denominado Ciclo de Carnot.
Acrescenta o Luís que quem quiser saber mais é ir a http://www.keveney.com/Engines.html (tem ilustrações animadas e tudo).
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