quinta-feira, 5 de maio de 2005

A lógica da batata

Quando tomei contacto com o Arte da Fuga, achei interessante - até pelo cabeçalho, presumia que se tratava de uma homenagem a Bach. Não, é uma simples linha argumentativa - a arte da fuga.
Por exemplo:
1. Escrevi que a possibilidade de o PS fazer uma revisão constitucional com a esquerda e o CDS é contranura e um erro político.
2. Contestei a argumentação do Insurgente sobre o peso político do PS baseada na ideia de que os votos dos que não votam também contam.
3. Com tudo isto, na Arte da Fuga cozinha-se uma caldeirada baseada na mais pura falta de lógica. Por exemplo: a soma PCP+BE+Abstenção dá 50 por cento e não 56 e tratava-se de uma ironia (explícita, está lá escrito que é ironia...) para desmontar a argumentação das minorias do Insurgente. Pior que isso: os 45 por cento do PS representam, de facto, a maioria absoluta do país. É simples: os deputados da Assembleia da República representam o país e, aí, o PS tem maioria absoluta. Resulta do sistema eleitoral (é assim em todo o mundo e Portugal nem é dos países em que o sistema eleitoral gera maior distorção...) e está escrito na Constituição e nas leis eleitorais. São as regras do jogo. A não ser que o liberalismo das minorias do Insurgente e da Arte da Fuga ache que as maiorias que aprovaram tais coisas eram matematicamente ilegítimas...
Assinado: jmf, perdão, jmc.
PS: o post do Insurgente é inatacável? Esperem aí... vou segurar a barriga para aguentar o riso.