sábado, 4 de junho de 2005

O poder de se despirem

f. [do Glória Fácil, outra vez? mas o que se passa comigo?] irrita-se com as mulheres que se despem para os videoclips de homens. Lembro-me disto enquanto passa na MTV Hits um videoclip de três moçoilas que se despem para o seu próprio videoclip.
Acho que f. se anda a irritar demais. E acho que começa a fazer parte da condição feminina destes dias o despir-se. E acho que f. tem uma concepção uma bocadinho demodé, ultrapassada e até perigosamente politicamente correcta desta coisa. Acho - e isto é puro achismo, sem qualquer base científica - que a maior parte delas, se não todas, não só se despem porque querem, como têm muito gozo na coisa. Sinceramente, a ideia de que elas se despem, coitadas, por necessidade ou mesmo por qualquer motivação machista (do tipo, seduzir os gajos para que eles comprem os discos) já não faz sentido. O mundo começa a ser delas, pelo menos no plano simbólico, do imaginário, e elas despem-se simplesmente porque acham que isso faz parte da sua condição de dominadoras. Despem-se, em suma, mais como manifestação de poder do que de subjugação.
(ah... a Etiópia, o Sudão e etc é outra coisa, não são deste mundo).