sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Sondagens (I de II)

Eu também acho que há um efeito Manuel Alegre nas sondagens que não corresponde ao real valor eleitoral do dito cujo. E que Soares está desvalorizado. E que há muita direita a inchar o Alegre, mais por puro gozo do que na expectativa de que ele reduza Soares a pó. Basta ler, nos media e nos blogues, as palavras de incentivo ao poeta e os apelos, cada vez menos velados, à desistência de Soares. E também sei que anda muita esquerda a votar Cavaco, que uns o fazem também por puro gozo, outros em protesto contra PS-Sócrates-Soares, e poucos, mas mesmo muito poucos, o fazem a sério. E menos ainda irão votar, de facto, Cavaco. O sol sorri, porém, para Cavaco, mas todos sabemos como estes números, conhecidos agora, podem ser do mais traiçoeiro que existe.
E até percebo a nervoseira de quem tanto se incomoda com as análises que os media fazem das sondagens. Mas números são números - eu até acho uma série de coisas que contrariam os números. Mas valem as minhas convicções mais que os números, por muito que eu ache que eles não batem certo?