quinta-feira, 16 de outubro de 2003

Às voltas, até ficarmos malucos II

O Liberdade de Expressão e a Grande Loja do Queijo Limiano (este através da e-mail) discordam do que escrevi sobre Ferro Rodrigues e a revista Le Point.
Aí vão alguns esclarecimentos, numerados, como o LE gosta:
1. O que o Le Point traz sobre Ferro é claramente baseado na manchete do Expresso: «Ferro consta do processo».
2. Essa manchete mereceu o seguinte comentário do PGR (24 Maio), citado pela Lusa: Numa nota hoje enviada à Agência Lusa a propósito destas notícias publicadas no "Expresso", a PGR assegura que "parte substancial dos factos referidos como incluídos no processo não constam efectivamente nele", mas não precisa quais.
3. Ferro Rodrigues nunca foi recebido pelo PGR no âmbito deste caso, mas apenas uma delegação parlamentar liderada por António Costa.
4. Ferro Rodrigues depôs, no DIAP, perante o juiz que instrui o processo, em 4 de Junho. Vários jornais disseram que ele ia pedir esclarecimentos. Não corresponde à realidade - o Conselho de Estado teve de dar autorização para ele depôr. Quem depõe não pede esclarecimentos, dá.
5. Eis o que Ferro disse numa conferência de imprensa, nesse dia: «Entrei com confiança que o Estado de direito e a Justiça vão continuar a procurar um esclarecimento total» do caso da Casa Pia, adiantou o secretário-geral do PS, acrescentando que saiu «com esta confiança reforçada». E mais: No final da conferência de imprensa, que decorreu às 18:00 no Parlamento, o secretário-geral deixou claro que continua a ser testemunha do processo. «Obviamente que continuo a ser testemunha», disse. (Notícia da Lusa).
6. Conclusão: Ferro foi ouvido sobre as suspeitas que constavam do processo, que sairam no Expresso e que o Le Point reproduziu. Mas não foi indiciado.
7. O LE, pela 98.ª vez este ano, prefere tirar a única conclusão que lhe interessa: «Ferro mentiu». Quanto aos limianos, gostava que me indicassem onde posso colher as declarações em que Ana Gomes considera credíveis as notícias do Le Point sobre os dois ministros pedófilos.
8. Insisto: não vale a pena andarmos às voltas, discutir o que já nem discussão tem. Ficamos todos (ainda mais) malucos.